Até agora, nenhuma atleta conseguiu fazer a dobradinha dos 400 m barreiras e 400 m. É a grande ambição da neerlandesa Femke Bol no Europeu de Munique. “Vai ser uma semana difícil, mas estou pronta para o desafio”, disse a jovem de 22 anos, anunciando a sua intenção num post colocado no Instagram intitulado ‘Double Trouble’.
Nos 400 m barreiras, ninguém duvida do seu favoritismo. Recente medalha de prata no Mundial de Eugene com 52,27, ela deixou a única europeia na final, a ucraniana Anna Ryzhykova a 2,66 segundos.
Bol também lidera a lista europeia dos 400 m neste ano, tendo batido recentemente o recorde nacional com 49,75 s na Silésia. Mas ela terá maior concorrência nesta prova, a começar pela polaca Natalia Kaczmarek, a outra europeia a ter baixado dos 50 segundos esta época com 49,86.
Nenhuma neerlandesa conquistou o título europeu dos 400 m ao ar livre ou os 400 m barreiras, embora Bol seja a atual campeã dos 400 m em pista coberta, tendo triunfado em Torun no ano passado. Mais logo, teremos a primeira prova de Bol nos 400 m.
Bol ainda pensa numa terceira medalha de ouro em Munique, na estafeta 4×400 m. Aqui, será mais difícil, dada a presença da equipa britânica que levou o bronze no Mundial de Eugene e da equipa polaca que conquistou a prata olímpica em Tóquio, apenas atrás dos Estados Unidos