A neerlandesa Femke Bol e o norueguês Jakob Ingebrigtsen foram eleitosontem em Vilnius, Lituânia, Atletas Europeus do Ano pelo segundo ano consecutivo na cerimónia anual de prémios Golden Tracks.
Femke Bol e Jakob Ingebrigtsen, que recebeu o troféu do presidente da Associação Europeia de Atletismo, Dobromir Karamarinov, tiveram uma época excecional, tanto na pista coberta como ao ar livre.
Ambos os atletas conquistaram duas medalhas de ouro no Europeu de Pista Coberta de Istambul. Em Budapeste, Femke Bol tropeçou e caiu quando estava na disputa pelo título da estafeta mista 4×400 m mas depois, sagrou-se campeã mundial dos 400 m barreiras e da estafeta 4×400 m.
Também em Budapeste, Jakob Ingebrigtsen foi derrotado nos 1.500 m pela segunda vez consecutiva num Mundial. Mas depois, sagrou-se campeão mundial dos 5.000 m.
A nível de recordes, Femke Bol bateu o mundial dos 500 m em pista coberta com 1.05,63. Seguiu-se depois o dos 400 m em pista coberta com 49,26 que pertencia desde 1982 a Jarmila Kratochvilova com 49,59.
Ao ar livre, Bol passou a ser a primeira atleta europeia a quebrar a barreira dos 52 segundos nos 400 m barreiras com 51,45 no Meeting de Londres da Liga Diamante. A nível europeu, ela detém agora os oito tempos mais rápidos e 12 dos 13 tempos mais rápidos da história.
Ingebrigtsen também deixou a sua marca nos livros dos recordes. Bateu o recorde mundial das duas milhas com 7.54,10 em Paris, o dos 2.000 m mundial com 4.43,13 e melhorou o seu recorde europeu dos 1.500 m para 3.27,95 e 3.27,14 em Oslo e Chorzow, respetivamente.
Mas foi no Meeting de Eugene da Liga Diamante onde Ingebrigtsen esteve a um nível ainda mais alto ao vencer a milha e os 3.000 m em tardes consecutivas, com recordes europeus de 3.43,73 e 7.23,63, respetivamente, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial.
Femke Bol foi uma das três finalistas do prémio de Atleta Europeia do Ano, ao lado das campeãs mundiais, a espanhola Maria Perez e a ucraniana Yaroslava Mahuchikh.
Jakob Ingebrigtsen foi selecionado ao lado do sueco Armand Duplantis e do grego Miltiadis Tentoglou, que também ganharam medalhas de ouro no Mundial de Budapeste.
Bol é a primeira atleta a ser eleita Atleta Europeia do Ano em anos consecutivos desde a sua compatriota Dafne Schippers em 2014 e 2015, enquanto Ingebrigtsen mantém o prémio masculino nas mãos dos noruegueses, tendo também vencido no ano passado, sucedendo a Karsten Warholm em 2019 e 2021.
Bol e Ingebrigtsen também foram vencedores anteriores do prémio Rising Star.
Troféus Estrelas em Ascensão para Topic e Furlani
Os campeões europeus sub-20, a sérvia Angelina Topic e o italiano Mattia Furlani, foram eleitos Rising Stars (Estrelas em Ascensão) deste ano no Golden Tracks.
Depois de ganhar medalhas de ouro no Europeu Sub-18 no ano passado, tanto Topic quanto Furlani continuaram a progredir com medalhas de ouro no salto em altura e no salto em comprimento, respetivamente, no Europeu de Atletismo Sub-20, que também decorreu em Jerusalém.
Tanto Topic quanto Furlani ainda serão atletas sub-20 quando competirem no Europeu de Roma 2024, de 7 a 12 de junho.
Topic liderou a votação para o prémio Rising Star, à frente da bicampeã europeia sub-20, a letã Agate Caune, e da irlandesa Rhasidat Adeleke, quarta classificada mundial dos 400 m., Furlani foi um dos três finalistas ao lado do neerlandês Niels Laros, campeão europeu sub-20 de 1500 m e 5000 m, e do campeão europeu sub-23 dos 400 m, Havard Bentdal Ingvaldsen.
Eis um resumo de todos os premiados
– Atleta Europeia do Ano – Femke Bol (Países Baixos)
– Atleta Europeu do Ano – Jakob Ingebrigtsen (Noruega)
– Estrela em Ascensão feminina – Angelina Topic (Sérvia)
– Estrela em Ascensão masculino – Mattia Furlani (Itália)
– Prémio Acto de Reconhecimento do Espírito de Equipa – Jolien Boumkwo (Bélgica)
– Prémio Fair Play – Dino Bosnjak (Croácia)
– Prémio Europeu de Liderança Feminina no Atletismo – Anna Kielbasinska (Polónia)
– Prémio Europeu de Treinador de Atletismo – Taivo Magi (Estónia) e Alona Fomenko (Letónia)
– Prémio da Federação Europeia de Atletismo – Alfonsas Buliuolis (Lituânia)