Fermin Cacho está a pensar em processar o médico Eufemiano Fuentes depois das suspeitas lançadas por este num programa de televisão de que o atleta poderia ter-se dopado nos JO de Barcelona’92.
Fermin Cacho mostra-se muito afetado pelas declarações de Fuentes: “A primeira coisa que tenho de fazer é recuperar mentalmente porque estou arrasado”.
Após as afirmações do médico, Cacho afirmou estar perplexo. ” Eu fiquei em branco”. Fuentes também falou de uma preparação específica do atleta antes das provas. Além disso, indicou-o como uma possível ligação com o Governo da Espanha em 2008 para preparar atletas para os Jogos Olímpicos de Pequim.
O atleta espanhol já está em contato com advogados para responder às palavras de Emiliano Fuentes. “A decisão será mais cedo ou mais tarde. Quando eu for bem aconselhado legalmente, falarei”.
Por outro lado, Enrique Pascual Oliva, o técnico de Fermin Cacho ao longo da sua carreira, também repudiou as palavras do médico: “Não acredito em nada do que disse Eufemiano Fuentes. O que vi no programa pareceu-me um pequeno teatro bem orquestrado e encenado”.
Oliva também negou algumas das afirmações do médico: “Pelo que ele disse, uma coisa é falsa, já que Fermin e eu, não nos separámos durante o tempo em que estivemos nos Jogos. É impossível que eles se encontrassem porque Cacho e eu estivemos juntos dia e noite”.
Fermin Cacho conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m nos JO de Barcelona e foi considerado o melhor atleta espanhol em 1991, 1992, 1996 e 1997, segundo a Federação Espanhola de Atletismo.