O filipino Ernest Obiena anunciou o “encerramento prematuro” da época, que incluia a sua participação no Desafio Internacional de Salto com Vara das Filipinas, em 20 de setembro.
O saltador com vara revelou a sua decisão nas redes sociais, contando que foi diagnosticado com a lesão nas costas durante o Meeting da Silésia, onde terminou em quinto lugar.
Obiena, de 28 anos, contava ainda participar em mais três meetings: Berlin, Zurique da Liga Diamante e a Final da Liga Diamante em Bruxelas.
“Durante a Silesia Diamond League no último fim de semana, voltou a mesma dor nas costas que me incomodou durante toda a época. Devido aos espasmos contínuos, não consegui terminar as minhas últimas tentativas”, disse Obiena.
“Fui imediatamente ao meu médico na Itália, e a ressonância magnética revelou o que parecia ser uma fratura por stresse na minha coluna. Infelizmente, uma tomografia computadorizada posterior confirmou o diagnóstico. Tenho uma vértebra L5 fraturada.”
Obiena disse que levará pelo menos quatro semanas a recuperar e prometeu voltar em 2025, o que inclui os Jogos do Sudeste Asiático na Tailândia.
Obiena teve a mesma lesão nas costas antes da sua participação nos JO de Paris, onde ficou fora do pódio, no quarto lugar.
Atualmente, Obiena ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. Ele é o recordista asiático com 6,00 m no Mundial de 2023, onde conquistou a medalha de prata, atrás de Armand Duplantis.