A norte-americana Shalane Flanagan tem um objetivo bem ousado, correr todas as seis Majors neste Outono – Berlim, Londres, Chicago, Boston e Nova York, além de uma corrida virtual no lugar da adiada Maratona de Tóquio.
A última vez que Flanagan correu como atleta profissional foi há já três anos, na Maratona de Nova York, onde foi terceira. Retirada da alta competição desde 2019, Flanagan, num chamado Projeto Eclipse, ela quer correr agora as seis Majors em apenas 42 dias!
Devido aos adiamentos causados pela pandemia, cinco daquelas maratonas – Berlim, Londres, Chicago, Boston e Nova York – vão disputar-se em apenas sete semanas, entre o final de Setembro e o início de Novembro. A sexta Major, a Maratona de Tóquio de 2021, acabou por ser adiada para Março de 2022.
Flanagan quer aproveitar esta oportunidade sem precedentes e vai correr as seis maratonas, tendo como meta um tempo inferior às 3 horas.
Ela vai começar com a Maratona de Berlim em 26 deste mês – onde ela conseguiu o seu recorde pessoal de 2h21m14s, passando a ser a quarta maratonista norte-americana mais rápida de sempre. De Berlim, ela viajará para o Reino Unido, onde correrá a Maratona de Londres em 3 de Outubro. Apenas uma semana depois, no dia 10 de Outubro, ela correrá a Maratona de Chicago. Depois, logo no dia seguinte, a Maratona de Boston. Daqui, ela vai para Portland, Oregon, onde completará a distância de uma maratona em 17 de Outubro, dia em que a Maratona de Tóquio deveria disputar-se. Ela terminará a série na Maratona de Nova York em 7 de Novembro.
“Shalane é uma força: uma corredora, uma treinadora, uma mãe e muito mais”, disse o porta-voz da Nike que a patrocina, Erin Byrnes, num comunicado. “Estamos orgulhosos do impacto que ela terá dentro e fora da estrada nas próximas semanas.”