O francês Kevin Mayer, medalhado de prata olímpico no decatlo em Tóquio, sofreu uma lesão no joelho durante o Internacional Asteca, em San Diego, na passada quinta-feira. O bicampeão mundial desistiu da competição do decatlo após quatro provas, levantando dúvidas sobre a sua capacidade de conseguir os mínimos para os JO de Paris.
Mayer procurava em San Diego os mínimos olímpicos do decatlo fixado em 8.460 pontos, uma marca que ele ainda não alcançou na janela de qualificação.
O atleta de 32 anos tem sido fustigado pelas lesões e não conseguiu completar um decatlo desde que conquistou o seu segundo título mundial em Eugene 2022. No Mundial de Budapeste, ele foi forçado a desistir após a segunda prova, devido a dores no tendão de Aquiles esquerdo. Mayer disse então à imprensa francesa que o seu principal objetivo era recuperar a saúde plena e redirecionar o seu foco para os Jogos Olímpicos na sua cidade natal.
Mayer ostenta títulos mundiais na pista coberta e ao ar livre, detendo o recorde mundial com 9.126 pontos, mas o ouro olímpico é a única medalha que lhe falta. Ele ganhou duas medalhas de prata olímpicas, terminando atrás do canadiano Damian Warner em Tóquio e do norte-americano Ashton Eaton no Rio de Janeiro.
Embora a gravidade da lesão de Mayer seja desconhecida, o recordista mundial tranquilizou os seus seguidores nas redes sociais, sublinhando a sua determinação em regressar brevemente à pista. O prazo para obter a qualificação olímpica termina em 30 de junho. A atenção de Mayer volta-se agora para curar a lesão e estar presente no Gotzis Hypo-Meeting, um meeting anual para os decatletas, nos dias 18 e 19 de maio, onde ele tentará novamente obter o mínimo olímpico.