A Federação Britânica de Atletismo (UK Athletics) expulsou Tony Sach, depois de um painel disciplinar ter encontrado diversas alegações de má conduta, incluindo assédio sexual e bulling.
Após uma série de queixas de funcionários subalternos e colegas, um painel disciplinar independente manteve nove acusações, que vão desde mensagens inapropriadas e abuso de autoridade até conduta agressiva e violação de termos de suspensão. A má conduta abrangeu vários anos e eventos, com o painel destacando um “padrão de comportamento sustentado” e a incapacidade de Tony Sach de alterar o seu comportamento, apesar de advertências e sanções anteriores.
Em janeiro de 2024, o painel decidiu que Tony Sach era permanentemente inelegível para obter uma licença de atletismo do Reino Unido, citando a seriedade e a persistência do seu comportamento, além da sua falta de remorsos.
No início deste ano, foi rejeitado um recurso contra a decisão e a sanção aprovada. O painel de apelo não encontrou falhas materiais no processo disciplinar e concluiu que a decisão não foi tendenciosa nem perversa. Também decidiu que a sanção foi proporcional, dada a gravidade e o histórico de má conduta.
Este caso marca uma das consequências disciplinares mais graves emitidas pelo código de conduta da Federação Britânica nos últimos anos.