O norueguês Erling Haaland do Borussia Dortmund, é atualmente um dos futebolistas mais falados do mundo do futebol pelo seu talento e golos que vai marcando pelo seu clube.
Disputado por alguns dos melhores clubes europeus, Haaland já mostrou o seu talento fora do futebol. No atletismo, os recordes internacionais por idade mostram que o atacante estabeleceu o recorde do salto em comprimento com 1,63 m, marca feita em 22 de Janeiro de 2006, quando tinha apenas cinco anos de idade.
Quando jovem, o pai de Haaland, Alf-Inge, costumava “testar” o seu filho, pondo-o a praticar uma série de modalidades. Numa entrevista ao Dagbladet, Alf-Inge, antigo defesa do Manchester City e do Leeds disse: “Foi antes de (Erling) começar a jogar futebol. Costumávamos levá-lo ao atletismo para que ele pudesse testar-se. Erling jogou andebol, atletismo e esqui cross-country até fazer 14 anos.
“A versatilidade é importante. Consegue-se desenvolver lados completamente diferentes do corpo, e isso pode ser positivo, não importa o que se faça.”
No final, Haaland escolheu o futebol e ingressou no clube norueguês Bryne FK aos cinco anos. Depois de finalmente entrar na equipa principal, ele assinou com o Molde aos 16 anos, onde marcou 20 golos em 50 jogos. O Red Bull Salzburg contratou-o no ano seguinte e depois de somar 29 golos em 27 jogos, ele transferiu-se para o Borussia Dortmund em Janeiro de 2020. Será que perdemos um grande saltador no comprimento?