Mesmo quem nunca correu uma maratona, sabe que não é fácil preparar-se para tal, com os treinos longos, muitas horas dedicados à preparação da prova. Mas então que dizer de alguém que decidiu correr uma maratona durante 365 dias consecutivos, o equivalente a ir da Europa à Austrália? Mais ainda, correr uma maratona por dia e conciliar tal com o trabalho e a vida familiar? Mas é isso que está a fazer o britânico Gary McKee este ano!
Todas as manhãs desde 1 de janeiro, McKee, de 53 anos sai para correr uma maratona. Claro que ele tem um objetivo bem definido, arrecadar fundos para o Macmillan Cancer Support . Em 2021, correu 110 maratonas seguidas para marcar o 110º aniversário da instituição de caridade. “Quando terminei, poderia ter continuado, mas esse foi o número que estabeleci”, disse ele sobre as conquistas do ano passado, que também beneficiaram o Hospice at Home West Cumbria. “Então eu pensei que 365 soava bem.”
Correr 365 maratonas num ano, significa correr 295 km por semana e 15.403 km por ano.
” Eu corro às 6 h da manhã e trabalho à noite”, explica McKee. “Não tirei férias este ano, então utilizei todo este tempo para correr as maratonas. A minha empresa também tem sido boa em permitir-me o teletrabalho e tem sido ótimo porque corto tempo na deslocação e permite –me recuperar mais rápido.”
McKee já arrecadou 265.650 libras para o Macmillan Cancer Center e o West Cumbria Hospice. ” Todos foram afetados, direta ou indiretamente, pelo cancro. As instituições de caridade sofreram muito com a Covid, queria por isso, mostrar-lhes o meu apoio e tenho o objetivo de angariar um milhão de libras (1,155 milhões de euros).
Tem havido um gripo de corredores e ciclistas que se juntam a McKee durante as suas maratonas matinais. Alguns deles, nunca haviam completado antes, os 42.195 metros. “Todos os dias, há algo a destacar. Até agora, 103 pessoas já se juntaram a mim na maratona e 52 pessoas andaram de bicicleta. É muito especial compartilhar esta experiência com eles.”
Ainda acerca dos recordes, McKee não está preocupado com o facto de o seu desafio de 365 maratonas em 365 dias poder ser ratificado como um recorde do Guinness. “Não se trata de recordes, trata-se de ajudar as pessoas.”