Estórias de veteranos bem avançados na idade e que continuam com a paixão das corridas, sendo um exemplo para todos nós, existem um pouco por todo o lado.
Na Pensilvânia, Estados Unidos, existe um grupo de seis anciões que se reúnem todas as semanas para correr nas montanhas.
São conhecidos como “Os velhos das montanhas”. Mas como diz o ditado, “velhos são os trapos”. O mais jovem deles fez recentemente 67 anos e é tratado pelos restantes como “o menino”. O mais velho, George
Etzweiler tem 100 anos! Ele treina na montanha para a ultra anual de 80 km em estafetas de Tussey Mountainback. Desde 2007, que Etzweiler consegue motivar os outros companheiros para disputar aquela ultra.
Mas ele não se fica por aquela prova, sendo bem conhecido de outras zonas do país. “Alguém me disse uma vez que era um monstro da natureza pelo que faço. Não sei se é assim ou não mas não há muitas pessoas que tenham tantos anos como eu e continuem vivendo e inclusive, correndo”, disse Etzweiler.
Efetivamente, não há muitos veteranos a correr nos Estados Unidos. Segundo o relatório anual da Running USA 2019, apenas 4% dos corredores de estrada no país têm mais de 65 anos e este número diminui a cada dez anos.
Etzweiler tem o seu diário de corridas/treinos com tudo registado desde 1969. Ele não falha a Mountain Washington Road Race, prova de 11 km que se disputa todos os anos nas Montanhas Brancas de New Hampshire e com um desnível positivo de mais de 1.500 metros. Na última vez que lá participou, demorou 4h04m48s, um minuto mais rápido que no ano anterior.
Este ano, Etzweiler não pôde participar na prova porque foi cancelada, devido à pandemia. Mas não falhou com a sua equipa, a estafeta dos 80 km da Tussey Mountainback, a qual terminou a prova em cerca de 11 horas. Quem para Etzweiler?