A sul-africana Glenrose Xaba, conquistou o título nacional da meia maratona em 1h09m26s, a escassos quatro segundos do seu recorde pessoal obtido no Mundial de Meia Maratona disputado no passado mês de Outubro na Polónia.
Xaba, de 27 anos, é neste momento, a melhor atleta no seu país nos 10.00 m, detendo os títulos de corta-mato, estrada e pista.
Caster Semenya ficou radiante com mais este título de Xaba: “Glenrose é uma atleta muito dedicada. Ela é boa em comunicação e trabalha muito. Ela é alguém que tem fome de estar neste jogo e quer atingir os seus objetivos. Precisamos definir marcos para ela. ”
Semenya é a mentora de Xaba desde 2019, quando ela se sagrou campeã nacional na meia maratona, na sua estreia no ASA Half-Marathon. “Ela tem um grande futuro”, disse Semenya. “Estamos pensando em fazer com que ela se torne uma grande e bem-sucedida corredora de longa distância.”
Semenya dirige o Clube de Atletismo Masai com a sua esposa, Violet, uma corredora talentosa, a quem Xaba responsabiliza pelos seus primeiros sucessos.
“Comecei com Caster em 2019”, disse Xaba, “e sou muito grata por ser orientada por ela. Mas a pessoa que sempre esteve lá para mim, é Violet. Foi ela quem me incentivou a trabalhar muito e a concentrar-me até chegar ao ponto de vencer o Grande Prémio Spar em 2018. “Eu sou abençoada por ter estas duas mulheres incríveis na minha vida porque sei que estou em boas mãos.”
Xaba ainda não pensa em estar nos JO de Tóquio: “Até agora, não estou a pensar nos Jogos Olímpicos. Só quero aproveitar a pista e melhorar os meus tempos, principalmente na prova de 5.000 m. Se acontecer eu correr num tempo de qualificação, ficarei feliz em conseguir isso”.