É espanhol, chama-se Iván Blanco, tem dez anos e chamou a atenção do país ibérico após correr 25 quilómetros a uma média de 4m57s/km. Ele também detém um recorde pessoal de 17m25s aos 5 quilómetros.
O tempo nos 25 km, que viralizou nas redes sociais, ganhou notoriedade após uma entrevista que o aspirante a corredor concedeu a uma influenciadora do Vitamin Well. Na entrevista, Blanco explicou o seu rigoroso método de treino . “Há que ser consistente, treinar todos os dias e ter paixão por esta modalidade. Levo uma dura rotina e um treino exigente. Faço exercícios para o core e a parte superior do corpo, além de mobilidade do quadril. Tomo o pequeno-almoço, treino e como, depois treino, merendo e vou para a cama (…) Também preciso de uma piscina de gelo para as pernas”, disse ele.
No entanto, esta rotina intensa, com sessões muito longas para alguém da sua idade, tem gerado um debate acalorado nas redes sociais , com muitos atletas a manifestarem-se.
Em duas entrevistas ao site Marca, um grupo de atletas espanhóis expressou a sua total desaprovação da magnitude desse treino precoce. ” É uma loucura correr essas distâncias com um corpo que ainda está em desenvolvimento “, disse o atleta Carles Castillejo . “Quando tiveres que treinar de verdade, vais odiar o atletismo”, alerta a corredora de longa distância Chiki Pérez.
Na mesma linha, a corredora Águeda Marqués também apoiou os seus colegas e mencionou uma consequência para a saúde do menino Iván Blanco. “Essas cargas de treino e tudo o que elas envolvem, são extremamente stressantes para um menino de 10 anos. Há uma probabilidade muito alta de que esta história termine mal “, disse ela.