O Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Ponterrolense foi fundado em 1941. Jaime Bandeira é o presidente do clube que tem 600 sócios e 40 atletas. O orçamento da Secção de Atletismo ronda os 5.000 euros anuais.
O Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Ponterrolense está situado na freguesia de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras.
Foi fundado em 1 de Janeiro de 1941, por iniciativa de quatro amigos que tinham a mesma paixão pelo desporto, e que por carolice, se juntaram para formar o clube.
Como acontece com a maior parte dos clubes, principalmente no século passado, o futebol esteve na sua génese. O primeiro equipamento, já azul e amarelo, foi financiado pelos seus fundadores que se deslocaram a Lisboa à sua custa, para comprar os equipamentos que custaram então 1.135$00 (cerca de 5,5 euros): uma camisola, um calção e uma joelheira para guarda-redes, 10 calções, 10 camisolas e 11 pares de meias.
“Dentro das capacidades dos nossos atletas, estamos muito satisfeitos com os resultados”
Secção de Atletismo com 40 atletas
Jaime Bandeira é o presidente do GDRC Ponterrolense que tem 600 sócios e movimentam cerca de 140 praticantes distribuídos em dois setores desportivos, atletismo e futebol.
O clube tem a sua sede social e a Secção de Atletismo foi fundada em 1990, contando atualmente com 40 atletas que participam em provas de estrada, corta-mato e pista. João Cândido é o treinador e Rita Duarte, a responsável da Secção que se mostra satisfeita com os resultados obtidos. “Dentro das capacidades dos nossos atletas, estamos muito satisfeitos com os resultados. Dos nossos atletas mais titulados, merecem referência, Francisco Vicente (já falecido), António Fortunato e Ricardo Lemos”.
Os objetivos do clube passam em dar continuidade à participação nas várias provas do Campeonato Municipal, Campeonato Distrital e Nacional, na expetativa de alguns dos seus atletas poderem vir a representar o país.
O clube organiza a Prova da Espiga – Milha de Ponte do Rol, prova anual inserida na festa da aldeia. Costumam participar aproximadamente 250 atletas.
Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Ponterrolense
Concelho: Torres Vedras
Ano fundação: 1941
Presidente: Jaime Bandeira
Sócios: 600
Atletas: 40
Técnicos: 1
Orçamento: 5.000 euros
Orçamento de 5 mil euros
O orçamento anual da Secção ronda os 5.000 euros. O clube conta com um pequeno subsídio da Câmara Municipal de Torres Vedras, atribuído a cada atleta da formação. Sem apoios de privados e sem mais receitas, não tem sido fácil gerir a Secção. “Com uma grande ginástica financeira e muita dificuldade”, diz-nos Rita Duarte.
Quanto ao apoio dado aos atletas, o clube colabora nas inscrições, transportes, equipamentos e como diz Rita, “também muita amizade”.
As principais dificuldades encontradas têm a ver com a falta de instalações próprias, adequadas à prática da modalidade.
“É importante realçar que não somos apenas uma equipa, somos principalmente uma família, rimos, choramos, festejamos e vibramos com os resultados de cada um”
Deslocação de 2.000 km para apoiar um veterano
Quanto a estórias, Rita Duarte conta-nos duas. Uma passada com dois emigrantes portugueses que se deslocaram 2.000 quilómetros, para apoiar um atleta do clube que estava a representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Veteranos em Sydney.
A outra passou-se com uma atleta que se emocionou quando ao disputar pela primeira vez na sua vida, os Campeonatos Nacionais, subiu ao pódio.
Mais que uma equipa, uma família
A terminar, Rita Duarte quis realçar o bom ambiente vivido no seio do clube: “É importante realçar que não somos apenas uma equipa, somos principalmente uma família, rimos, choramos, festejamos e vibramos com os resultados de cada um, ainda nos Campeonatos Nacionais isso ficou bem demonstrado”.