O Grupo UTMB, uma das organizações parceiras por trás de muitas das maiores e mais conhecidas provas de ultra e trail, anunc anos, iou uma expansão significativa dos seus esforços antidoping. Em parceria com a Agência Internacional de Testes (ITA) e organizações antidopagem independentes, a UTMB comprometeu-se com pelo menos cem mil euros este ano para reforçar as suas iniciativas antidopagem. Esta abordagem abrangente inclui a criação de novas políticas antidopagem, a melhoria dos procedimentos de testes e dos programas de educação dos atletas.
O Grupo UTMB está a introduzir um conjunto detalhado de regras antidoping para a UTMB World Series. Estas regras foram desenvolvidas com a assistência da ITA e foram concebidas para se alinharem com as normas da Agência Mundial Antidopagem (WADA), que regem os regulamentos de dopagem no atletismo de estrada e de pista. As novas políticas definem claramente o âmbito da sua aplicação, enumeram as substâncias proibidas, descrevem procedimentos de testes e detalham as consequências das violações de dopagem. Esta iniciativa visa proporcionar transparência e um quadro regulamentar fiável para todos os participantes, algo que tem faltado no mundo do ultra-trail.
Continuando a sua parceria com o ITA, o Grupo UTMB vai realizar este ano, cerca de cem testes aleatórios de doping em todo o circuito UTMB World Series.