O sul-africano Hendrick Ramaala é dono de um rico curriculum. Foi atleta olímpico por quatro vezes; finalista cinco vezes em Campeonatos Mundiais; duas vezes medalhado de prata no Campeonato Mundial de Meia Maratona; duas vezes campeão nacional dos 5000 m; detentor do recorde nacional dos 10.000 m; vencedor da Maratona de Nova York; um dos dez primeiros classificados nas Maratonas de Berlim e Londres.
Retirado da alta competição há muito tempo, Ramaala, de 49 anos, tem transmitido a sua vasta experiência a jovens atletas, fazendo um trabalho digno de elogios. Poucos atletas famosos conseguem fazer uma transição bem-sucedida para o cargo de treinador, mas Ramaala conseguiu fazer isso e o sucesso do seu grupo de treino no Zoo Lake em Joanesburgo, é um testemunho disso.
Não é assim nenhuma surpresa, que Ramaala seja um dos candidatos a receber o prémio de técnico do ano no Gauteng Sports Awards.
Ramaala acredita que existe uma hipótese do país voltar ao seu auge dos anos 80 porque está a surgir muito talento.
“Fiquei muito animado ao ouvir os organizadores da série Run Your City falarem sobre os planos de ter mais corredores a participarem nos seus eventos. Esta é uma boa notícia para os nossos corredores que estão famintos de ação por causa da Covid.”
E com os próximos dois anos repletos de grandes eventos – os Jogos da Commonwealth, os Campeonatos Mundiais são ambos no ano que vem – ele tem a esperança de que a África do Sul brilhe e sente que os atletas devem esforçar-se e preparar-se para enfrentar os melhores do mundo.