O Dia Mundial da Saúde celebra-se desde 1950 no dia 7 de Abril. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia do organismo.
O desporto é reconhecido como importante na qualidade de vida dos cidadãos. Viver com mais qualidade, o que inclui ter disposição e saúde física e mental para encarar o dia a dia, é talvez a principal recompensa para quem faz exercício físico.
Dentro das várias modalidades desportivas, a corrida é talvez a mais fácil de ser praticada, bastando ter um par de ténis e dependendo essencialmente de cada um.
Os benefícios da corrida são muitos e abrangem praticamente todas as faixas etárias, incluindo a terceira idade. Alguns são percebidos mais rapidamente, caso da libertação de hormónios do bem-estar, como a endorfina. Nos treinos leves, é possível sentir já durante a prática, enquanto nos mais intensos, a sensação é prolongada até depois da corrida. A longo prazo, aparecem a melhoria da forma física, da resistência e da velocidade.
Eis sete benefícios da corrida:
1º A corrida melhora o sono
Um sono de qualidade faz parte da agenda da vida saudável, assim como a boa alimentação e a prática do exercício. Além de ser importante para o descanso, o sono atua no sistema imunológico, na recuperação muscular e na consolidação da memória.
2º Diminui a tensão e o stresse
A libertação de alguns hormónios e neurotransmissores, como a endorfina, serotonina e dopamina, leva a uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da intensidade, pode prolongar-se para depois do treino. Imagine bombear regularmente o seu organismo com estas substâncias. Não há stresse que resista!
3º Previne a osteoporose
A prática de exercícios, entre eles a corrida, estimula o nosso sistema ósseo a produzir mais células, levando ao aumento da densidade óssea (que é a quantidade de mineral que compõe os ossos). Além de reduzir a hipótese de fraturas no longo prazo, tal afasta também o risco de osteoporose.
4º Ajuda a controlar o colesterol
No fim dos anos 1970, Peter Wood e William Haskell, professores eméritos de medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, publicaram um artigo que relacionava pela primeira vez, os corredores a altos níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”. As suas pesquisas abriram caminho para a descoberta de mais benefícios dos exercícios aeróbicos e da boa alimentação nas décadas seguintes. Wood tinha a paixão das corridas e terá feito mais de 100 maratonas!
5º Correr aumenta a autoestima
A evolução gradual e a superação de limites, trazem em geral, orgulho e confiança, contribuindo para a melhoria da autoestima. A isto, acrescente a libertação de hormónios e neurotransmissores, novos hábitos e mudança física, tanto no sentido estético quanto na disposição e na condição física.
6º Uma aliada na redução de gordura corporal
Como ocorre noutros exercícios aeróbicos, correr ajuda a acelerar o metabolismo e a perder peso. Ao ser reforçado com a musculação, contribui para o aumento da massa magra em relação à gordura corporal.
7º Combate a depressão
Vale lembrar que o diagnóstico e o tratamento da depressão devem ser conduzidos por um médico e envolvem normalmente, medicamentos e psicoterapia. No entanto, em alguns casos, a endorfina (sempre ela!) libertada durante o exercício, pode reduzir ou até mesmo dispensar a dosagem de antidepressivos, sempre sob recomendação médica. Ou seja, a corrida pode ser um aliado importante no combate à doença.