Os atletas russos Anzhelika Sidorova (salto com vara) e Ilya Ivanyuk (salto em altura) receberam convites oficiais para participar no meeting de Doha no dia 28 deste mês e que está integrado na Liga Diamante deste ano. A 12ª edição da Liga Diamante terá 14 meetings e decorre entre 23 de Maio e 9 de Setembro.
Em 30 de Abril, a World Athletics já tinha aprovado o estatuto de atletas neutros a quatro atletas russos, autorizando a sua participação em competições internacionais. Os quatro atletas são Maria Lasitskene, Anzhelika Sidorova, Ilya Ivanyuk e Aksana Gataullina.
Em 18 de Março, a World Athletics anunciou a decisão de restabelecer “o programa de Atletas Neutros Autorizados (ANA) para atletas limpos da Rússia”. Em 31 de Março, a World Athletics publicou uma lista de diretrizes sobre a concessão do estatuto ANA aos atletas russos.
A lista de diretrizes para o programa ANA dos atletas russos incluía 12 disposições. De acordo com uma das disposições publicadas, a emissão do estatuto ANA para atletas maiores de 20 anos exige o pagamento de uma taxa de 250 dólares, enquanto atletas menores de 20 anos devem pagar uma taxa de 100 dólares. A mesma quantia foi exigida aos atletas de atletismo russos no ano passado, no entanto, nenhum deles recebeu o estatuto de neutro em 2020.
No início do mês passado, o órgão regulador da World Athletics anunciou a decisão de devolver aos atletas russos todas as taxas exigidas, pagas pelas suas aplicações de estatuto neutro em 2020.
Em 2021, não mais do que dez atletas poderão obter o estatuto ANA para competir nos principais eventos desportivos (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus Sub-23), conforme decisão anterior da World Athletics.