O Campeonato Europeu de Atletismo Off-Road vai disputar-se em La Palma, entre 30 de Junho e 3 de Julho, sendo um campeonato inovador por combinar as disciplinas de corridas de trail e montanha.
Segundo a Organização do evento, o Campeonato servirá como um “símbolo de reconstrução ” da ilha. Espera-se a participação de cerca de 500 atletas de vinte e cinco países, aos quais se somam outros 1.200 no Reventón.
A competição
Na quinta-feira, 30 de junho, o evento começará com a terceira edição da Ascent to the Stars, uma prova de 3,2 km que decorrerá sob o céu noturno de La Palma. Na sexta-feira, 1de julho, a competição terá início com as provas clássicas de montanha, nas categorias elite sénior e sub-20 masculinos e femininos, com uma distância aproximada, ainda a ser confirmada, de 6 quilómetros de subida desde o sopé de Bejenao até ao topo da Pista de Ferrer, o que significa quase 800 metros de subida até aos 1.600 metros de altitude.
As provas começarão no sopé da montanha Bejenao, no centro da ilha, e os atletas irão percorrer os famosos petróglifos da ilha, desenhos esculpidos na rocha pelos indígenas da ilha e que datam de vários milénios. O segundo dia de competição, no dia 2 de julho, será para o trail, com uma prova masculina e uma feminina com cerca de 45 km, além de várias provas populares correspondentes a El Reventón-Fred Olsen.
O terceiro e último dia, domingo 3 de julho, encerrará o programa da competição com os títulos europeus em jogo nas provas de subida e descida, que incluirão cerca de 300 metros de subida e descida por cada 5 ou 6 km de percurso.