A intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.
Tipos de intolerância à lactose
. Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada.
. Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento.
. Intolerância à lactose congénita, quando a pessoa já nasceu com o problema
Causas
A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária de enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.
A presença de lactose no organismo dá-se por meio da ingestão de leite e seus derivados.
As causas para a intolerância à lactose variam de acordo com o seu tipo:
Intolerância à lactose primária
Durante a infância, o corpo produz muita enzima lactase, pois o leite é a fonte primária de nutrição após o nascimento. Geralmente, o corpo diminui a quantidade de lactase produzida conforme a pessoa vai envelhecendo e a sua dieta variando, com o acréscimo de novos tipos de alimentos. Com o tempo, esse declínio na produção de lactase pode levar a um quadro de intolerância à lactose.
Intolerância à lactose secundária
Este tipo de intolerância ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactase por causa de alguma doença, cirurgia ou injúria. Algumas condições que podem levar a um quadro de intolerância à lactose secundária são a doença celíaca, gastroenterite e a doença de Crohn, por exemplo. O tratamento da condição intrínseca a esse tipo de intolerância pode resolver o problema.
Intolerância à lactose congénita
É possível, embora raro, que bebés nasçam com intolerância à lactose por causa da deficiência total de lactase no organismo. Essa é conhecida como herança autossómica recessiva e passa de geração em geração. Isso significa que tanto o pai quanto a mãe precisam transmitir o gene da intolerância à lactose para o filho para que ele apresente o problema
Sintomas de intolerância à lactose
Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:
- Diarreia
- Náusea e às vezes vómito
- Dores abdominais
- Inchaço
A intensidade dos sintomas varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser amenos.
A maioria das pessoas com baixos níveis de lactase pode tolerar de 55 a 115 gramas de leite de uma só vez (até meia chávena) sem ter sintomas. Quantidades maiores (225 gramas) podem causar problemas para pessoas com deficiência de lactase.
Alguns produtos lácteos podem ser mais fáceis de digerir por conterem menos lactose do que o leite comum. No entanto, eles devem ser experimentados com cautela, já que ainda assim, podem causar reações. Veja alguns deles:
- Manteiga e queijos (eles têm menos lactose do que o leite)
- Produtos lácteos fermentados, como iogurte
- Leite de cabra (deve ser ingerido juntamente com as refeições e suplementado com – aminoácidos essenciais e vitaminas se for oferecido a crianças)
- Sorvete, milk-shakes e queijos envelhecidos ou duros
- Leite e produtos lácteos sem lactose
- Leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos
- Fórmulas de soja para crianças com menos de dois anos
Leia os rótulos dos alimentos. A lactose também é encontrada em alguns produtos não lácteos, inclusive em algumas cervejas