A russa Yelena Isinbayeva vai manter o seu lugar na Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), depois de defender a paz na Ucrânia, o que lhe rendeu fortes críticas no seu país. Ela tinha sido suspensa provisoriamente por pertencer ao clube do Exército Russo, CSKA.
Isinbayeva pertence à Comissão de Atletas do COI desde 2016. Ela tinha anunciado em agosto que ia regressar em breve, depois do Comité de Ética ter concluído que ela não tinha contrato com o Exército nem apoiava a campanha militar na Ucrânia.
A russa, que foi representante eleitoral do presidente Vladimir Putin, garantiu que a patente de major que recebeu em 2015 no CSKA é “puramente nominal” e lembrou que “nunca” serviu nas Forças Armadas.
“Sou uma pessoa de paz. Sempre fui e sempre serei. Sempre acreditei e acreditarei no melhor de cada pessoa”, disse Isinbayeva.
Posteriormente, a Frente Popular Pan-Russa, plataforma eleitoral de Putin, expulsou Isinbayeva durante uma votação extraordinária, supostamente por ela não participar dos trabalhos da organização.
As críticas mais duras vieram do ministro do Desporto, Oleg Matitsin, que considerou “inaceitável” desconsiderar tanto uma patente militar quanto “os acontecimentos em curso no seu país natal”.
Além disso, as autoridades da república russa do Daguestão, de onde o seu pai é natural, retiraram o seu nome de um estádio de atletismo.
No entanto, membros do Governo e o porta-voz presidencial, Dmitri Peskov, saíram em sua defesa, apelando aos russos para não se precipitarem nos seus julgamentos e minimizaram o facto de a atleta ter decidido ir residir para Espanha.
“Ela não condenou nada nem criticou ninguém. Em sua homenagem, quantas vezes foi o nosso hino tocado e a nossa bandeira hasteada? Devemos lembrar-nos disso”, disse Peskov.
Isinbayeva é a detentora desde 2009 do recorde mundial do salto com vara com 5,06 m.
Foi quatro vezes campeã mundial em pista coberta e três vezes ao ar livre. Conquistou medalhas de ouro nos JO de Atenas (2004) e Pequim (2008), e de bronze em Londres (2012).