O italiano Andrea Marcato venceu a 24ª edição da Corrida de Transcendência Pessoal Sri Chinmov, a ultramaratona certificada como a mais longa do mundo.
Marcato correu 5.000 km dando voltas a um parque da cidade de Salzburgo, tendo demorado 43 dias, 12 horas e 7 minutos, marca que é um novo recorde para estreantes na prova.
O recorde absoluto pertence ao finlandês Ashprihanal Aalto que em 2015 conseguiu completar a distância em 40 dias, 9 horas e 6 minutos.
Marcato, que gastou nove pares de sapatos durante a prova, já tinha feito várias ultramaratonas de dez dias. “Sinto-me muito feliz por haver completado todas as distâncias disponíveis no mundo”, disse o italiano no final da prova.
Os restantes competidores ainda têm oito dias para completar os 5.000 km no período limite de 52 dias estabelecidos no regulamento da prova. Esta, foi fundada em 1996 pelo mestre de meditação norte-americano Sri Chinmoy, que foi um popular líder espiritual durante a segunda metade do século XX, e está idealizada como um desafio de superação pessoal que obriga os participantes a irem além das suas possibilidades. Em 45 anos, apenas 45 pessoas conseguiram completar a distância.
Habitualmente, a prova disputa-se no bairro de Nova York onde vivia Chinmoy mas este ano, o local foi alterado para Salzburgo devido à pandemia do coronavírus.