O italiano Mattia Furlani, de 17 anos, esteve em grande destaque no Campeonato Nacional Sub-18 em Milão neste fim de semana, ao conseguir uma dobradinha nos saltos em comprimento e altura.
Embora a sua melhor disciplina seja a altura, ele brilhou no comprimento ao saltar 7,87 m (+1,2 m/s), superando o anterior recorde nacional sub-18 que era de 7,61 m estabelecido por Andrew Howe, que viria a sagrar-se campeão europeu absoluto em 2006 e medalha de prata no Mundial de 2007.
Esta foi a primeira competição de salto em comprimento ao ar livre de Furlani neste escalão. O jovem saltador está agora em sexto lugar na lista europeia de sub-18 de sempre, que é liderada por Jonathan Moore com 7,98 m.
Depois no dia seguinte, Furlani competiu na altura e saltou 2,16 m, melhor salto europeu em sub-18.
O atletismo é um assunto de família para Furlani. Ele é o irmão mais novo da antiga saltadora internacional Erika e é treinado em Rieti pelos seus pais, Marcello e Khaty Seck.
E o talento de Furlani não se fica pelos saltos. Ele é também o sexto sprinter europeu mais rápido do seu escalão com 10,64 nos 100 m.
Será certamente um dos grandes candidatos ao ouro no próximo Campeonato Europeu de Atletismo Sub-18 em Jerusalém, que começa no dia 4 de julho.