O norueguês Jakob Ingebrigtsen, de 22 anos, tem a época de pista coberta em dúvida devido a constipações recorrentes que o têm impedem de treinar normalmente.
Em 11 de dezembro, ele venceu o Europeu de Corta-mato disputado em Turim, após um mês específico de preparação em altitude em Flagstaff, Arizona.
O seu próximo compromisso foi uma prova em Barcelona no dia 31 de dezembro, mas uma infeção na garganta impediu-o de participar. Uma doença que não começou em Barcelona, mas que se arrastava há alguns dias depois de regressar de Turim.
Ingebrigtsen foi medicado com antibióticos e apesar de ainda sentir desconforto, foi fazer um estágio em altitude na Sierra Nevada, com o objetivo de se preparar para a época de pista coberta. Não conseguiu preparar-se devidamente devido a problemas de saúde com constantes recaídas. Decidiu então, regressar a casa, em Sandnes.
Ele está inscrito em dois meetings, no dia 15 deste mês em Liévin (1.500 m), no dia 22 deste mês em Madrid (3.000 m). Tem depois, entre 2 e 5 de março, o Europeu de Pista Coberta em Istambul. Está tudo em dúvida. “Tenho que tomar uma decisão se corro na pista coberta ou não”, disse ele.
Ingebrigtsen está a correr há um mês. ”É fácil dizer quantos treinos perdi, mas impossível dizer qualquer coisa sobre a forma perdida”.