O norueguês Jakob Ingebrigtsen, vencedor da Liga Diamante em 2022 nos 1.500 m, e o ugandês Joshua Cheptegei, detentor do recorde mundial dos 5.000 m, são dois dos melhores atletas mundiais que irão competir no sexto meeting da Liga Diamante, no Athletissima em Lausanne, em 30 de junho.
Ingebrigtsen, que também está confirmado para os meetings da Liga Diamante em Oslo e na Silésia, quer defender o Troféu Diamante que conquistou pela primeira vez no ano passado. O norueguês guarda boas lembranças do Stade de la Pontaise de Lausanne, onde venceu no ano passado em 3.29,05.
Cheptegei também espera conquistar um segundo Troféu Diamante, depois de ter sido o primeiro atleta ugandês a consegui-lo em 2019. Um ano depois, o jovem de 26 anos fez história ao bater o recorde mundial dos 5.000 m com 12.35,36 no Meeting do Mónaco.
Em Lausanne, também estará presente Femke Bol, outra vencedora da Liga Diamante, à procura do terceiro título consecutivo nos 400 m barreiras. A neerlandesa entra na época ao ar livre em boa forma, depois de ter estabelecido em fevereiro, um novo recorde mundial dos 400 m com 49,26.
O público suíço poderá ainda ver os seus compatriotas Simon Ehammer no salto em comprimento e Mujinga Kambundji nos 100 m. Esta, já venceu por sete vezes em meetings da Liga Diamante, enquanto Ehammer ainda procura a sua primeira vitória no circuito.