Tal como divulgámos na passada quarta-feira, Usain Bolt divulgou nas suas redes sociais que estava a pensar criar uma equipa profissional, sem adiantar mais pormenores. Mas ontem, o Sports Jamaica deu alguns pormenores sobre a nova equipa de Bolt.
A ideia do ex-atleta jamaicano é criar uma equipa profissional jamaicana reforçada com meia dúzia de “pesos pesados” para conquistar uma futura Taça do Mundo de Clubes de Atletismo que será patrocinada pela Nike.
A primeira edição disputar-se-á em 2023, em Eugene, no estado de Oregon, sede da Nike, e terá os clubes campeões dos vários continentes, sendo assim mais uma aliciante para Sporting e Benfica, habituais participantes na Taça da Europa de Clubes. A Nike vai disponibilizar um milhão de dólares para patrocinar a super-equipa de Bolt e 200 mil dólares de prémio para a equipa vencedora da 1ª edição da Taça do Mundo de Clubes.
Ainda segundo o Sports Jamaica, a equipa de Bolt já terá garantido alguns atletas como os jamaicanos Hansle Parchment (110 m barreiras) e Elaine Thompson (100 e 200 m), a holandesa Femke Bol (400 m e 400 m barreiras), a ucraniana Marina Behk-Romanchuk (triplo salto e comprimento), o brasileiro Thiago Braz (salto com vara), o belga Kevin Borlée (400 m) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (1.500 e 5.000 m). Cada equipa poderá apresentar até cinco atletas estrangeiros em cada sexo.
Sebastian Coe, presidente da World Athletics, está naturalmente ao corrente desta iniciativa da Nike e de Bolt, tendo contribuído com algumas sugestões.