A japonesa Hitomi Niiya, que venceu recentemente a Maratona de Houston com o segundo tempo mais rápido de sempre do seu país, prometeu que vai tentar bater o recorde nacional na posse de Mizuki Noguchi desde 2005 em Berlim.
Niiya já escolheu a prova onde vai tentar bater o recorde, na Maratona de Berlim em setembro. No passado 15 de janeiro em Houston, Niiya, recordista nacional dos 10.000 metros e da meia maratona, venceu em 2h19m24s, apenas a 12 segundos do recorde nacional.
O técnico de Niiya, Masato Yokota, também está confiante de que ela vai bater o recorde nacional, tendo ficado surpreendido ao ver a sua marca num dia muito quente em Houston. Com a população japonesa dividida quanto à realização dos JO de Tóquio devido à pandemia, Niiya esteve presente em Tóquio, onde competiu nos 10.000 metros. “Os Jogos de Tóquio fizeram-me pensar como atleta se as Olimpíadas são realmente necessárias para os cidadãos, não importa o que aconteça. Representar o Japão e participar nas Olimpíadas, não é tudo”, disse Niiya. Ela não se mostrou disponível para participar nalguma prova dos JO de Paris em 2024.