A japonesa Mizuki Matsuda venceu hoje a 10ª edição da Maratona de Nagoya, com o tempo de 2h21m51s, na primeira corrida de massas organizada pelo Japão desde o início da pandemia.
Matsuda, que figura como suplente para a maratona olímpica, enfrentou forte vento contra, o que a impediu de tentar bater o seu recorde pessoal. Nos lugares imediatos, ficaram Sakaya Sato com 2h24m32s e Natsumi Matsuita com 2h26m36s.
Participaram na prova, cerca de 5 mil corredoras, todas residentes no Japão, pois devido à pandemia, o país mantém as suas fronteiras fechadas para visitantes estrangeiros desde o final de Dezembro. Neste contexto, a Organização permitiu a “participação virtual” de atletas estrangeiras, através da utilização de uma aplicação para registo dos tempos realizados.
A prova teve medidas para prevenir infeções entre atletas e voluntários da organização, como o monitoramento do estado de saúde de todas as participantes sete dias antes do evento ou o uso obrigatório de máscaras para todos, exceto para as atletas.
A Maratona de Nagoya foi a primeira prova a ser realizada na categoria de Platinium da World Athletics.