Jéssica Inchude, de 28 anos, é atleta do Sporting CP desde 2012. Nascida na Guiné-Bissau, adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2016. Nesse mesmo ano, esteve presente no lançamento do peso dos JO do Rio de Janeiro, ainda como guineense.
Especialista no peso, chegou a ser recordista nacional em 2018 com 17,46 m. Várias vezes campeã nacional, conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos Ibero-Americanos disputados em 2022 em Lima.
Perseguia o sonho olímpico de estar presente em Paris mas estava difícil obter os mínimos olímpicos fixados em 18,80 m.
O clique surgiu ontem nos Campeonatos de Portugal disputados em Coimbra e no Centro de Formação de Lançadores de Sobral de Ceira.
Jéssica Inchude teve uma sequência notável de lançamentos: 18,33/18,50/19,10/18,61/x/18,83. Garantiu por duas vezes o mínimo olímpico e fixou o seu recorde pessoal em 19,10 m.
Em declarações à Revista Atletismo, Jéssica Inchude manifestou a sua alegria pelo feito conseguido. “Fiquei muito feliz. Depois dos Europeus que não correram muito bem, fui-me um bocadinho abaixo. Mas com a ajuda do meu treinador e dos meus colegas, melhorei. Para os Campeonatos Nacionais, estava muito bem preparada. Sabia que ia fazer uma boa marca”.
E agora Paris? “Gostava de ser finalista olímpica e depois, ficar o mais perto possível das medalhas”.