Pela primeira vez na história, os JO de Los Angeles de 2028 terão o mesmo número de modalidades coletivas para homens e mulheres, a fim de fortalecer a igualdade de género. No futebol, haverá mais equipas femininas (16) do que masculinas (12), o que será inédito.
O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou as medidas na sua reunião do Conselho Executivo realizada em Lausanne. Foi a primeira reunião desde a eleição de Kirsty Coventry como presidente do organismo, substituindo o alemão Thomas Bach. O novo cargo será formalizado em 23 de junho.
Na área do atletismo, há a lamentar o desaparecimento da estafeta mista da marcha, o que já motivou muitos protestos.
No polo aquático, o número de equipas femininas foi aumentado para doze, alinhando-se com a equipes masculinas enquanto no boxe, uma categoria feminina foi adicionada, elevando o número ao mesmo nível das equipas masculinas. Por sua vez, o basquetebol 3×3 terá mais quatro equipas por género.
Outra novidade aprovada pelo órgão dirigente do COI é que haverá mais seis eventos de velocidade na natação. Vão também aumentar as provas de remo, tendo sido adicionado provas de remo no mar. Também o ténis de mesa aumentou num evento (duplas masculinas e femininas substituíram eventos de equipas de um único género, e foram adicionada equipas mistas).