(Foto EFE)
João Vieira conseguiu um brilhante 5º lugar nos 50 km marcha disputados em Sapporo, a escassos 29 segundos do pódio. O atleta nacional, um dos mais velhos em competição com 45 anos, andou sempre bem colocado no pelotão e só descolou nas duas voltas finais (25 voltas). A prova começou com o chinês Luo Yadong a isolar-se mas sem nunca ter chegado a ter um minuto de avanço, sendo apanhado pelo pelotão à 1h35m de prova.
Mais tarde, ainda antes dos 30 km, o polaco Dawid Tomala isolou-se, chegou a ter um avanço de quase três minutos, tempo que foi perdendo até se cifrar em escassos 36 segundos na meta.
Tomala terminou em 3h50m08s, seguido do alemão Jonathan Hilbert com 3h50m44s e do canadiano Evan Dunfee com 3h50m59s. Já fora do pódio e antes de Vieira, chegou o espanhol Marc Tur com 3h51m08s.
O francês recordista mundial da distância, Yohan Diniz protagonizou uma prova estranha. Chegou a andar na frente por breves minutos, atrasou-se depois para ir ao wc e durante muitos quilómetros, ia parando como recolava depois aos atletas da frente. Acabou por desistir aos 27 km.
O marchador mais velho em competição, o espanhol Jesus Angel Garcia conseguiu aos 51 anos de idade, terminar na 35ª posição com 4h10m03s.
Classificaram-se 47 marchadores, com o último, o colombiano Paulino Villanueva a gastar 4h53m09s.
No final da prova, João Vieira mostrou-se satisfeito com a sua prova.”Foi bom, arrisquei e saiu o quinto lugar, estou contente. É o topo da carreira. Apesar de não ter sido uma medalha, um quinto lugar é muito bom, depois da medalha de vice-campeão, só tenho de estar satisfeito”