Os Jogos da Commonwealth de 2026 que se deviam disputar-se no estado de Victoria, na Austrália, foram cancelados. A notícia foi dada pelo primeiro-ministro do estado de Victoria, Dan Andrews, devido ao custo dos Jogos que terá disparado para mais de 7 mil milhões de dólares australianos (4,2 mil milhões de euros) contra os 2,6 mil milhões de dólares australianos (1,6 mil milhões de euros) orçamentados.
Os Jogos disputam-se a cada quatro anos e costumam reunir a cada quatro anos,a maior parte das ex-colónias britânicas, com o atletismo a ser a modalidade rainha.
A anterior edição dos Jogos da Commonwealth, em Birmingham de 2022, custou 1,4 mil milhões de dólares australianos (848 milhões de euros). Nenhum candidato além do estado de Victoria se apresentou para receber o evento em 2026.
A decisão tomada por Dan Andrews foi muito criticada pela Federação dos Jogos da Commonwealth. Esta, acusa o organizador de querer incluir mais modalidades e mudar os planos dos locais, levando a um aumento do orçamento. “Os custos excedentes relatados são, em nossa opinião, um exagero grosseiro”, disse o presidente-executivo da Federação dos Jogos, Craig Phillips.