Em 2020, Joshua Cheptegei estabeleceu três recordes mundiais em apenas quatro provas, duas delas no Mónaco. Ele deve regressar domingo ao Mónaco para participar numa prova de 5 km, a sua primeira da época.
No ano passado, Cheptegei venceu a corrida do principado em 12m51s, recorde pessoal por 33 segundos e novo recorde mundial de estrada. A sua vitória no Mónaco foi poucas semanas antes de a época ter sido suspensa por causa da pandemia, mas quando Cheptegei voltou em Agosto, ele estava em grande forma.
A sua segunda prova da época também foi no Mónaco mas desta vez, na pista. Ele correu para o recorde mundial dos 5.000 m, no tempo incrível de 12.35,36. Dois meses depois, Cheptegei bateu o seu terceiro recorde mundial do ano, numa prova de 10.000 m em Valência, com o tempo de 26.11,00. Finalmente, apenas 10 dias depois do seu recorde em Valência, Cheptegei correu o Mundial de Meia Maratona na Polónia e embora não tivesse vencido, terminou em quarto lugar na sua estreia na distância, com 59m21s.
Ainda domingo no Mónaco, na prova feminina, a queniana Beatrice Chepkoech é a grande cabeça de cartaz. Chepkoech é detentora do recorde mundial dos 3.000 m obstáculos (obtido no Mónaco em 2018) e teve uma excelente época em 2020.
O seu atual recorde pessoal nos 5 km estrada é de 16m25s mas já foi há sete anos e desde então, ela não voltou a correr a distância na estrada.
Como assistir à prova em direto?
Quem quiser assistir à prova em direto, pode fazê-lo acedendo à página da equipa de corrida da NN no YouTube.