O ugandês Joshua Cheptegei, campeão olímpico dos 5.000 m e bicampeão mundial dos 10.000 metros, é um dos dez atletas a deter simultaneamente dois recordes, nos 5.000 e 10.000 metros.
Ele está a pensar agora em estrear-se na maratona e já escolheu a de Valência, em 3 de dezembro. Foi nesta cidade que ele bateu os dois recordes mundiais.
Embora Cheptegei, de 26 anos, tenha dito que o seu foco principal para o próximo ano serão os JO de Paris, ele espera que a sua estreia na maratona seja uma boa experiência e o ajude a selecionar as suas provas após Paris.
Em março último, ele foi segundo na Meia Maratona de Nova York, na sua segunda experiência na distância e detém um recorde pessoal de 59m21s na World Half Marathon Champs em 2020.
O atual recorde do percurso em Valência é de 2h01m53s, estabelecido em 2022 pelo queniano Kelvin Keptum, também na sua estreia na maratona. As últimas quatro edições da prova tiveram vencedores com marcas abaixo das 2h04m. É aguardada com grande expetativa a estreia de Cheptegei num percurso tão rápido.