A norte-americana Katie Nageotte e a britânica Holly Bradshaw venceram o Prémio Fair Play de Atletismo atribuído pela Worl Athletics.
Em agosto, o organismo convidou os amantes da modalidade a votarem nas redes sociais qual o momento que melhor exemplificou o fair play durante o Mundial de Eugene. Após seis dias de votação, as votações combinadas com os votos do júri escolheram as duas especialistas no salto com vara.
Tradicionalmente, o Prémio Fair Play reconhece momentos que acontecem durante a competição, mas desta vez, a homenagem destacou um ato ocorrido fora da pista.
Em Eugene, Bradshaw lesionou-se depois da sua vara se ter partido durante o aquecimento do salto com vara. A sua adversária Nageotte foi imediatamente apoiá-la.
Sabendo que não teria mais condições de lutar por uma vaga na final, Bradshaw desistiu da competição, permitindo assim que competisse outra atleta no seu lugar.
Bradshaw recebeu muitos insultos nas redes sociais por se ter retirado da competição, mas Nageotte ofereceu novamente apoio ao acessar ao Twitter em defesa da sua adversária. “A razão pela qual eu queria abordar estes comentários negativos online é, antes de tudo, Holly é a atleta mais difícil que eu já conheci. Para ela desistir de uma competição, especialmente um Campeonato Mundial, ninguém faria isso”, disse Nageotte.