Keely Hodgkinson foi eleita ontem ‘Personalidade Desportiva do Ano’ pela BBC. A atleta britânica venceu a final olímpica dos 800 m em Paris, depois de ter sido prata nos JO de Tóquio e conquistado a prata duas vezes em Campeonatos Mundiais.
Durante o ano de 2024, a jovem de 22 anos também defendeu com sucesso o seu título europeu e estabeleceu um novo recorde britânico com 1.54,61, tornando-a a sexta mulher mais rápida de sempre.
Após ter sido anunciada como vencedora, Keely Hodgkinson disse no palco: “Este ano foi absolutamente incrível para mim. Eu conquistei tudo o que me propus a fazer na pista ao ar livre, o que é raro, então estou muito grata por estar nesta posição. Obrigado a todos que votaram em casa – espero que todos tenham gostado de assistir em Paris tanto quanto eu gostei de competir nela.”
Trevor Painter e Jenny Meadows ganharam o prémio de ‘Técnico do Ano’ após guiarem a atleta à glória, e Keely Hodgkinson disse: “Na verdade, para ser honesta, estou mais animada pelo meu técnico, porque eu não estaria onde estou sem ele e a sua orientação que tenho desde os 17 anos.”
Hodgkinson ficou em primeiro lugar na votação pública numa lista de seis atletas, que incluía entre outros, a campeã paralímpica Dame Sarah Storey, o futebolista Jude Bellingham e o medalhado de ouro olímpico do triatlo Alex Yee.
Outros prémios anunciados na terça-feira incluem o de ‘Melhor Atleta Estrangeiro’, conquistado pelo saltador com vara sueco Armand Duplantis.