O etíope Kenenisa Bekele revelou que vai correr a próxima edição da Maratona de Londres em Outubro. Agora aos 40 anos, Bekele quer acrescentar a vitória na capital britânica ao seu extenso curriculum.
O segundo maratonista mais rápido de sempre esteve presente por três vezes na Maratona de Londres, quase vencendo em duas vezes. Ele foi terceiro em 2016 e segundo em 2017, mas as lesões prejudicaram os seus resultados desde que venceu a Maratona de Berlim de 2019 em 2h01m41s, segunda melhor marca mundial de sempre.
Os seus dois resultados mais recentes já com 39 anos, não podem ser ignorados – sexto na Maratona de Nova York de 2021 e terceiro em Berlim. Esses resultados sugerem que ele ainda pode ter uma hipótese de vencer em Londres. Ele terá como principais adversários, o compatriota Birhanu Legese, detentor do terceiro melhor tempo de sempre (2h02m48s) e Mosinet Geremew, o quinto mais rápido com 2h02m55s. Geremew foi terceiro na Maratona de Londres de 2021, enquanto Legese foi quinto. Sisay Lemma é outro etíope que não pode ser ignorado, depois da sua primeira vitória na Maratona de Londres do ano passado. Ele já havia vencido maratonas menos importantes como Frankfurt e Viena e sido terceiro em três grandes maratonas diferentes, como a de Londres em 2020.
O britânico Mo Farah será outra das presenças em Londres, depois de ter falhado a sua presença nos JO de Tóquio. Farah não corre uma maratona desde 2019 em Chicago, onde foi oitavo, com 2h09m58s. No ano anterior, Farah venceu Chicago em 2h05m11s, recorde europeu. Foi ainda terceiro em Londres, estabelecendo então um recorde britânico com 2h06m21s.