O espanhol Kilian Jornet, sete vezes campeão da Taça do Mundo de corridas de montanha, vai enfrentar um novo desafio nos próximos dias. O objetivo é correr durante 24 horas numa pista de tartan.
“A motivação é sair da minha zona de conforto, experimentar coisas diferentes e ver o que posso fazer. É divertido descobrir diferentes atividades e treinar em plano é uma prova boa e uma oportunidade para aprender em termos de nutrição e ritmo e tentar aplicar essas coisas a diferentes atividades, como projetos em alta montanha”, declarou Jornet.
A data exata do desafio não está ainda fixada, estando dependente do clima. O desafio está marcado para uma pista de 400 metros em Mandalen, na Noruega, com temperaturas que poderão baixar até zero graus pela noite e oscilar entre 8 e 15 graus durante o dia.
No dia do desafio, Jornet mudará de direção a cada quatro horas na pista que conhece bem pois treinou-se lá durante vários meses. Com o objetivo de a corrida ser oficial, também irão competir vários atletas noruegueses especialistas em longa distância.
Oficialmente, o recorde de 24 horas em pista foi estabelecido em 1997 por Yiannis Kouros com 303,506 km.