A 999 dias dos JO de Paris 2024, mais de 3.500 corredores competiram em Paris contra Eliud Kipchoge, à procura de uma vaga na maratona popular de 2024 em Paris.
Kichoge foi o último a sair da prova de 5 km que teve início nos Campos Elísios e meta no Arco do Triunfo. Os participantes partiram antes de Kipchoge, em blocos diferentes, dependendo dos seus tempos previstos para completarem o percurso.
Quase mil deles conseguiram chegar à frente do bicampeão olímpico da maratona, garantindo assim uma vaga na citada maratona popular em 2024. Mais tarde, a Organização do evento decidiu repescar mais 400 corredores, 200 de cada sexo.
No final da prova, Kipchoge, que disse nunca aceitou uma ‘derrota’ tão bem: “Esta é a primeira vez que estou feliz por ter perdido. A minha derrota é uma vitória para centenas de corredores com quem espero correr novamente em 2024 em Paris.”
Numa fusão entre a elite e o popular nos Jogos Olímpicos, será a primeira vez na história que uma prova será aberta ao público, facto que em Paris também se repetirá com o ciclismo de fundo.
A prova terá início uma hora após a maratona de elite que distribuirá as medalhas olímpicas e com a qual, compartilharão o percurso.Haverá ainda no mesmo dia, uma prova de 10 km, com Paris 2024 destacando o seu desejo de envolver ativamente o público nos Jogos Olímpicos.