O ex-lançador russo do martelo Sergei Litvinov admitiu nas redes sociais o uso de substâncias proibidas em 2012. “Tomei doping em 2012 e beneficiei do sistema de encobrimento da Rússia”, escreveu o ex-atleta no Facebook. Ele admitiu agora ter tomado esteroides anabolizantes como Oral-Turinabol e Oxandrolon, entre abril e o final de maio do mesmo ano.
A Federação Russa foi suspensa em 2015 por doping maciço na modalidade, embora mais tarde, alguns atletas russos tenham sido autorizados a competir em eventos internacionais, incluindo os JO de Tóquio. A Federação reconheceu deficiências no sistema antidoping do país, mas negou sempre ter encoberto testes positivos de doping.
Litvinov, filho do lançador também do martelo, Sergei Litvinov, duas vezes campeão olímpico em 1980 e 1988 pela então União Soviética, também admitiu que os seus lançamentos melhoraram acentuadamente depois de se ter dopado. “O martelo foi mais longe sem uma boa sensação ou uma boa técnica”, disse ele, que vive agora na Alemanha. “Na época, eu tive pressão da Federação, mas no final, foi a decisão foi minha e a culpa minha”, escreveu ele, referindo-se à suspensão do atletismo da Rússia. “Quero pedir desculpas à comunidade atlética.”
A AIU impôs uma suspensão de dois anos e anulou os seus resultados entre julho de 2012 e fevereiro de 2016. Ele perdeu a sua medalha de bronze no Campeonato Europeu de 2014.