A Federação Belga de atletismo anunciou em comunicado que Nafissatou Thiam não vai defender o seu título no Mundial de Budapeste. “A preparação de Nafi foi prejudicada por problemas nos tendões de Aquiles e após várias consultas com a sua equipa, decidiu não arriscar agravar o problema participando em Budapeste. Nafi está desapontada por perder um campeonato importante, mas mantém uma visão forte sobre os seus objetivos de longo prazo e os JO de Paris”.
A atleta de 28 anos, bicampeã olímpica e mundial do heptatlo, desistiu de competir no mês passado no Mónaco e Londres, onde estava previsto participar no salto em altura e salto em comprimento, respetivamente.
Thiam, cujo recorde pessoal é de 7.013 pontos, ambiciona conquistar o seu terceiro título olímpico consecutivo no próximo verão em Paris. Detentora do recorde mundial do pentatlo (5.055 pontos), ela ainda sonha em bater o antigo recorde mundial do heptatlo (7.291 pontos) estabelecido em 1988 pela norte-americana Jackie Joyner-Kersee.