O campeão olímpico dos 200 m, Letsile Tebogo acredita ser capaz de bater o recorde mundial de Usain Bolt, num prazo de três anos.
O recorde mundial permanece em vigor há 15 anos, desde que Usain Bolt correu a distância em 19,19 no Campeonato Mundial de 2009 em Berlim.
Alguns sprinters têm dito que será “impossível” bater esse recorde, mas Tebogo é considerado um daqueles que podem tentá-lo, dada a sua meteórica ascensão.
Tebogo venceu os 200 m dos JO de Paris em 19,46 e afirmou depois de ter vencido o Meeting de Lausanne em 19,64: “Eu vejo isso (recorde mundial), mas não quero colocar-me sob essa pressão de tentar bater o recorde mundial, mas se acontecer, vai acontecer eventualmente.”
“Não precisamos de forçar isso neste ano ou no ano que vem. Provavelmente quando tivermos 24 anos é quando poderemos tentar algo assim, mas não acho que vá demorar muito, olhando para o que fiz hoje (em Lausanne) e na final dos 200 m em Paris”.
Aos 21 anos, Tebogo tem bastante tempo para tentar bater o recorde mundial e talvez esteja sob menos pressão do que alguns dos seus rivais, como Noah Lyles, que é seis anos mais velho.
Lyles tem o terceiro tempo mais rápido da história na distância, com 19,31 registado no Meeting de Eugene, em 22 de julho, atrás do jamaicano Yohane Blake com 19,26 em setembro de 2011 no Meeting de Bruxelas.
O tempo de Tebogo é o quinto mais rápido de sempre, atrás do norte-americano Michael Johnson, que marcou 19,32 nos JO de Atlanta de 1996.