Quantas pessoas serão capazes de correr 5.000 m aos 80 anos de idade? O chinês Li Yiben é um deles mas de uma maneira especial. Correu agora a distância em 28m06s, batendo o recorde asiático para o escalão + 80 anos.
O feito de Li foi conseguido numa prova de atletismo em Huainan, no leste da China, no dia 3 de Abril. Ele correu os 5.000 metros num grupo de seis veteranos. Os outros cinco eram três homens na casa dos 50 e 60 anos, além de duas mulheres na casa dos 30 anos.
Na meta, Li foi terceiro, superando o anterior recorde asiático anterior do escalão que estava fixado em 31m05s. “Isto é difícil. Nunca trabalhei tão duro”, disse Li após a prova.
Li serviu no exército quando era jovem. Naquela época, ele era um montanhista. Depois de deixar o exército em 1968, Li tinha de percorrer mais de 20 km de casa para o trabalho. Foi quando ele se apaixonou pela corrida. Ele passou a correr para o trabalho a cada dois ou três dias. Esses treinos duros fizeram dele um atleta amador de nível superior ao comum dos atletas.
Depois de se reformar em 1995, Li passou a ocupar mais tempo nas corridas. Em 1998, ele participou numa ultramaratona de 100 km e ganhou a medalha de ouro no escalão sénior ao terminar em 11h45m33s, duas horas mais rápido que o recorde nacional.
Li participou nos Jogos Nacionais de Atletismo Master em 1999 e ganhou quatro medalhas de ouro, batendo o recorde asiático em todas as competições que participou. Um ano depois, ele foi convidado a participar no Asia Masters Athletics Championships na Índia. Ficou a oito décimos de segundo de ganhar o ouro na prova dos 400 metros, mas conquistou o título na nos 800 metros.
Em Junho de 2001, ele esteve no Campeonato Mundial Masters de Atletismo disputado em Sidney. Embora muitos dos seus adversários fossem atletas profissionais retirados, Li ainda ganhou a medalha de bronze nos 800 m e foi sexto nos 5.000 m.
Nos anos seguintes, Li continuou a participar em várias edições dos eventos acima referidos e ganhou mais medalhas e novos recordes. Correr tornou-se parte da sua vida, correndo pelo menos 5 km todos os dias nos últimos 60 anos. “Correr fá-lo sentir-se mais jovem, disse Li.