A Liga Diamante escolheu algumas das melhores citações da época de 2021. Entre elas, as de Sha’Carri Richardson sobre a saúde mental dos atletas e de Armand Duplantis sobre os chocolates belgas. Eis a lista das consideradas cinco melhores:
“Nós atletas somos humanos” – Sha’Carri Richardson
2021 foi um ano turbulento para a sprinter norte-americana, que falhou a sua presença nos JO de Tóquio, um início de época de grande nível.. Sem medo de falar o que pensa, a jovem de 21 anos começou a sua carreira na Liga Diamante com algumas palavras poderosas sobre o bem-estar mental dos atletas na conferência de imprensa antes da abertura da época em Gateshead. “
“Nós atletas, somos humanos, ainda temos as nossas batalhas e as nossas vidas”, disse ela. “Eu diria às pessoas que estão a lutar contra problemas de saúde mental que deve estar-se disposto a reconhecer o facto de que precisa de ajuda.”
“Seria triste se a minha primeira prova fosse a melhor” – Karsten Warholm
Karsten Warholm bateu o recorde mundial dos 400 m barreiras que durava há três décadas, precisamente na sua primeira prova do Circuito da Liga Diamante em Oslo.
Questionado sobre se seria necessário outro recorde mundial para vencer a final olímpica no mês seguinte, ele respondeu: “Pode ser.” Então, ele insistiu que estava pronto para o desafio: “Seria triste se a minha primeira prova fosse a melhor.”
E na final de Tóquio, não foi. Warholm tirou quase um segundo ao seu recorde mundial com uma nova marca de 45,94 e defendeu o seu título da Liga Diamante na final em Zurique, em Setembro.
“Não é apenas o mundo de um homem, é o mundo de uma mulher” – Shelly-Ann Fraser-Pryce
Shelly-Ann Fraser-Pryce é uma das melhores sprinters de sempre. A atleta jamaicana pode ter terminado esta época sem os títulos olímpicos ou da Liga Diamante, mas ainda conseguiu aos 34 anos, alguns dos tempos mais rápidos da sua carreira. Como disse aos repórteres em Paris, ela não se orgulha apenas de ser uma das maiores velocistas da história, mas também estar confundindo as expectativas da maternidade e do que são capazes as mulheres.
“É incrível para mim ser capaz de alcançar as coisas que alcancei depois de dar à luz o meu filho e depois de fazer 30 anos”, disse ela. “Toda a gente acredita automaticamente que, como mulher, é quando ela desiste dos seus sonhos e daquilo em que acredita. Mas não é apenas um mundo de homens, é um mundo de mulheres.”
“É incrível saber que as mulheres estão a dominar” – Elaine Thompson-Herah
Fraser-Pryce não foi a única a atacar este ano, o triunfo no Circuito da Liga Diamante. A sua grande rival e compatriota Elaine Thompson-Herah também estava a deixar os sprinters masculinos em segundo plano com os seus feitos, tanto no Circuito da Liga Diamante como nos JO de Tóquio. Depois de correr os 100 m em 10,54 s em Eugene, segundo melhor tempo de sempre, ela falou de uma vitória pela igualdade.
“É incrível saber que as mulheres estão a dominar. Muitas vezes, mesmo quando estamos a dominar, as pessoas ainda falam apenas sobre os homens. Para mim, é tudo uma questão de igualdade e estou feliz por estar entre essas mulheres nos livros da história”, disse ela .
“Tenho muito respeito pelo chocolate belga” – Armand Duplantis Duplantis
Armand Duplantis também entrou nos livros da história nesta época, adicionando um primeiro Troféu de Diamante e uma medalha de ouro olímpica aos seus recordes mundiais de 2020. O varista sueco esteve em boa forma durante todo o ano, saltando regularmente seis metros no seu caminho para a final em Zurique. Ele também tinha algumas coisas a dizer fora das provas, incluindo uma afirmação ousada na conferência de imprensa de Bruxelas de que a Suécia tinha o melhor chocolate da Europa. Não querendo ofender os seus anfitriões e talvez a pensar na viagem à Suíça, ele retratou-se mais tarde. “Tenho muito respeito pelo chocolate belga”, garantiu ao entrevistador belga. “Crise diplomática” evitada.