(Foto FP Triatlo)
Integrada no programa de Lisboa Capital Europeia do Desporto, Lisboa vai receber no dia 21 de Maio a prova de qualificação direta para as Estafetas Mistas. Estarão em disputa três vagas para os JO de Tóquio, que se irão juntar aos sete países já apurados através do ranking.
A prova de estafetas mistas vai estrear-se em Tóquio pela primeira vez nuns Jogos Olímpicos. Cada equipa é composta por quatro triatletas, dois de cada sexo. As distâncias a percorrer serão 300 metros na natação, 8 km no ciclismo e 2 km na corrida.
A equipa nacional será composta por quatro dos seis elementos enquadrados no projeto olímpico, João Pereira, João Silva, Vasco Vilaça, Melanie Santos, Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho.
Esta prova antecede a Taça do Mundo que se disputa na capital portuguesa nos dias 22 e 23, uma das cinco provas que contam para o ranking mundial e olímpico.
As provas decorrerão no Braço de Prata, em Marvila. Todos os eventos de qualificação olímpica foram avaliados como de “baixo risco” ou de “muito baixo risco”, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde e da World Triathlon.
Calendário das provas internacionais de qualificação Olímpica
Campeonato do Mundo Yokohama: 15 e 16 de Maio, Japão
Taça do Mundo de Lisboa: 22 e 23 de Maio, Portugal
Taça do Mundo de Arzachena: 29 e 30 de Maio, Itália
Campeonato do Mundo de Leeds: 5 e 6 de Junho, Inglaterra
Taça do Mundo de Huatulco: 12 e 13 de Junho, México