Um júri composto por membros do Comité Internacional de Fair Play e da World Athletics selecionou seis momentos do atletismo a serem considerados para o Prémio Internacional de Fair Play deste ano.
Daniel Ebenyo é o primeiro indicado depois de saudar o compatriota Sebastian Sawe quando este o ultrapassou no Mundial de Estrada disputado em Riga. Sawe conquistou a medalha de ouro na Meia Maratona.
No Mundial deste ano em Budapeste, a etíope Letesenbet Gidey conquistou a medalha de prata nos 10.000 m, mas voltou depois atrás para confortar a neerlandesa Sifan Hassan, que caiu nos metros finais.
Sifan Hassan também foi indicada por ter sido “gentil na derrota” antes de ganhar a prata nos 5.000 m e o bronze nos 1.500 m.
A norte-americana Sha’Carri Richardson e a jamaicana Shericka Jackson foram indicadas após as suas medalhas de bronze e ouro em Budapeste 2023. A dupla abraçou-se após a prova dos 200 m, o que lhes valeu um lugar na lista.
A australiana Nina Kennedy e a norte-americana Katie Moon, representam a segunda indicação conjunta. Elas decidiram dividir o ouro no salto com vara no Mundial, depois de estarem empatadas a 4,95 m.
A britânica Jessica Warner-Judd completa a lista. Depois de terminar em oitavo lugar na final dos 10.000 m em Budapeste, ela foi a única atleta a esperar e a apertar a mão da última classificada.
Os fãs podem votar até dia 5 nas páginas do Facebook, Instagram e X da World Athletics.