O lituano Aleksandr Sorokin, venceu o recente Campeonato da Europa de Estrada 24 horas disputado na Itália, ao correr 319,4 km, quase oito maratonas, a uma média de 4m30s/km!
Sorokin é considerado por muitos como o melhor ultramaratonista de todos os tempos.
Até o espanhol Kilian Jornet mostrou a sua admiração pelo feito do atleta lituano nas redes sociais: “Isto é loucura, parabéns, Aleksandr”.
A incrível distância percorrida por Sorokin, com 40 anos, soma-se a outros marcos como os 100 km (6h05m40s a 3m39s/km) ou as 100 milhas (166 km em 11h14m56s a 4m03s/km).
Há dez anos atrás, ele era um cidadão sedentário com 100 quilos que consumia diariamente junk food e cerveja, depois de ter se destacado no caiaque como profissional.O desporto deixou de fazer parte da sua dieta até que… “Na minha juventude tive bons resultados, mas lesionei-me e decidi encerrar a carreira. Aí começou o álcool, o fumo, muita comida… Um dia, eu disse para mim mesmo: ‘Basta!’ Parei de beber e fumar e comecei a correr e a comer de forma saudável com refeições sem gordura, frutas e legumes. Isso foi em abril de 2012. Vi um pedaço de papel no chão, um convite para correr 100 quilómetros. Decidi que era um desafio para mim e corri. Foi aí que essa história começou”, lembra Sorokin, que emagreceu 29 quilos e está agora está com cerca de 70.