Depois da época de 2020 suspensa devido à pandemia do coronavírus, o Ultra-Trail World Tour apresentou a lista de provas para 2021.
O circuito terá 28 corridas organizadas em 6 continentes e em 22 países diferentes. Entre elas, o MIUT-Madeira Island Ultra Trail (17 de Abril) e a Grande Rota dos Baleeiros, na ilha do Faial (7 de Maio).
Haverá quatro novos eventos, no Reino Unido, Suécia, Tailândia e China. O primeiro disputa-se em 16 de Janeiro, em Hong Kong e o último em 3 de Dezembro, em Oman.
Na definição do título mundial, o ranking é baseado nos quatro melhores resultados de cada corredor ao longo dos últimos 36 meses e será retomado em 1 de Janeiro de 2021 após o cancelamento do campeonato de 2020, devido à pandemia. As corridas também serão classificadas em 4 categorias UTWT diferentes (500, 1000, 1500 e 2000).
A partir de Janeiro de 2021, os participantes receberão 3 Running Stones para cada corrida do Ultra-Trail® World Tour com mais de 50 km completada. As pedras corridas acumulam-se com o tempo e podem ser utilizadas para conseguir uma vaga nas corridas UTMB® Mont-Blanc, melhorando as hipóteses no sorteio.
Dado o contexto atual da pandemia, ainda sem fim à vista, todas as corridas canceladas ou adiadas em 2021 podem ser substituídas por corridas virtuais, que continuarão a conceder Running Stones sob certas condições, como correr no percurso da corrida original e completar a distância de uma só vez para receber as “pedras em execução”. Este novo projeto funcionará através do UTWT Virtual Club lançado em 22 de Outubro. Mais de mil corredores de 57 países diferentes já participaram nessas corridas virtuais.