Serão duas longas jornadas, entre as 16 e as 21.15 horas, mas os Campeonatos de Portugal que este fim-de-semana se realizam na Maia prometem, até porque deverão estar presentes quase todos os melhores atletas nacionais, uma vez que é obrigatória a presença (exceto para maratonistas e marchadores de 50 km) dos atletas com mínimos para os Jogos. E, fechando o prazo dos mínimos e dos rankings mundiais na terça-feira, só resta depois o encontro particular entre os espanhóis do Playas de Castéllon e o Sporting, nesse dia 29.
Um dos poucos primeiros planos não inscritos será João Vieira, virado para os 50 km marcha dos Jogos. Ele já este ano foi campeão de 20 e 35 km marcha, somando 39 títulos nacionais (desde 1996), mais dois que Matos Fernandes (1940-1957) e mais três que José Carvalho (1971-1986). Dos atuais atletas, segue-se Nelson Évora, já com 15 títulos (2003-2017), dos quais 12 no triplo, onde este ano terá tarefa bem difícil face a Pedro Pichardo e… Tiago Pereira. Referência ainda para Marcos Chuva, que tentará o seu 10º título no comprimento, desde 2008.
No setor feminino, as multi-campeãs Georgette Duarte (46 títulos entre 1944 e 1958), Adília Silvério (37 entre 1967 e 1986) e Teresa Machado (34 entre 1986 e 2007) são inalcançáveis a curto prazo. Vânia Silva poderá conseguir uma proeza única: conquistar o 20º título nacional consecutivo no martelo. Mas atenção à progressiva Mariana Pestana. Ana Cabecinha já vai em 17 títulos, mas em duas provas de marcha: 20 km na estrada, 10000 m na pista.
Mas há mais provas nas quais se preveem bons resultados e até, numa ou outra, recordes dos campeonatos: nos homens, vários candidatos aos títulos nos 100, 200 e 400 m; a nova vedeta do meio-fundo nacional Isaac Nader; Samuel Barata nos 5000 m; o surpreendente Etson Barros nos obstáculos; João Oliveira nas barreiras altas e vários candidatos nas baixas; Gerson Baldé e o “raro” Victor Korst na altura; Diogo Ferreira e Carlos Pitra na vara; Francisco Belo no peso; despique Emanuel Sousa-Edujose Lima no disco; despique António Vital Silva-Décio Andrade-Rúben Antunes no martelo; sensacional Leandro Ramos no dardo.
Nas restantes provas femininas, destaque para o despique na velocidade; Cátia Azevedo nos 400 m; despique Salomé Afonso-Marta Pen no meio-fundo curto; Anabela Neto na altura; Evelise Veiga no comprimento; Patrícia Mamona no triplo; Auriol Dongmo no peso; despique entre Liliana Cá e Irina Rodrigues no disco.
Muitos e variados motivos de interesse, nuns campeonatos que poderão ser acompanhados em direto no Facebook e no canal Youtube da FPA.
Alguém me sabe dizer se, para o Campeonato de Portugal a realizar na Maia, é permitida a assistência de público?
(Contrariamente ao que tem sido prática habitual da Federação, desta vez ninguém informou se é permitida a presença de público, nem da Federação, nem da Associação Regional, que colabora na organização do campeonato)