A World Athletics anunciou que vai conceder mais 20 licenças a atletas russos, permitindo-lhes atuar em competições internacionais.
“O Conselho de Revisão de Doping da World Athletics concordou que as inscrições de 20 atletas russos atenderam aos critérios de elegibilidade excecionais para competir em competições internacionais como atletas neutros em 2021”, disse a assessoria de imprensa da World Athletics num comunicado.
“Um total de 143 atletas russos foram até agora declarados elegíveis para competir como atletas neutros autorizados em 2021”, disse o comunicado. “Cinco pedidos foram rejeitados”.
“Não há limite para o número de atletas russos que podem competir em competições internacionais em 2021 (fora dos Jogos Olímpicos e outros Campeonatos), desde que tenham o status ANA”, diz o comunicado.
De acordo com uma decisão da World Athletics publicada no início deste ano, apenas até dez atletas podem obter o estatuto de ANA para competir em grandes eventos desportivos como os Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus sub-23.
Os atletas russos competirão em Tóquio sob a bandeira e o logotipo do Comité Olímpico Nacional Russo (ROC), em vez da bandeira nacional russa e da bandeira do país. O hino nacional da Rússia também não pode ser utilizado nos Jogos Olímpicos.