No sexto e último episódio da série de minidocumentários do European Athletics, My Story , a alemã Malaika Mihambo fala da sua evolução, desde o potencial já revelado como júnior até ser a atual campeã mundial e europeia no salto em comprimento.
Talvez eu tenha começado a sonhar em ser o número um quando tinha 12 anos, mas esses eram apenas sonhos”, lembrou Mihambo, que começou a praticar atletismo na escola de verão, quando era criança.
Mihambo passou a dominar o evento nas últimas duas épocas, mas a alemã reconhece que houve momentos, quando era uma jovem atleta, que teve de lutar contra as suas dúvidas e medos.
“Quando eu era uma atleta mais jovem, lutava muitas vezes comigo mesma, que também não acreditava no meu potencial”, disse ela. “Lidar com todos esses pensamentos e conhecer-me, ajudou a tornar-me uma atleta melhor.”
Mihambo explicou como o jornalismo, reflexão e meditação a ajudaram a realizar o seu potencial e como a meditação desempenhou um papel fundamental no seu salto vencedor no Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, em Doha. Após duas tentativas, Mihambo viu-se à beira da eliminação antes de conseguir o seu melhor salto de sempre à terceira tentativa e que ainda se mantém como recorde pessoal.
Acerca desse salto, Mihambo disse: “Eu comecei a meditar e então larguei tudo naquele momento … Certamente que fiquei muito feliz com o salto de 7,30 m!”
Vídeo da entrevista de Malaika Mihambo